domingo, 26 de fevereiro de 2012

Adoção de filhos em São Carlos demora de dois a três anos



Quase cinco mil crianças estão à espera de uma família, aguardando para serem adotadas no Brasil. Em São Carlos, no interior de São Paulo, a demora de dois a três anos. De acordo com o cadastro nacional de adoção, 27 mil casais estão na fila para adotar um filho.
Um processo de adoção não é simples e nem sempre é rápido. A grande dificuldade ainda é o perfil de crianças procuradas pelas famílias. “Eles procuram um bebê, menina e branca”, explica Beatriz Aparecida Tolentino, presidente do Grupo de Apoio à Adoção de São Carlos.
O casal Valquíria Baques de Araújo e Givaldo José Barbosa Araújo já adotou duas crianças e pretende adotar mais uma. “Nós gostamos de crianças e, como não posso engravidar, resolvemos adotar para completar o nosso lar”, observa a gerente administrativa. “Tomamos a decisão em família”, completa o microempresário.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma cartilha com os principais pontos que envolvem o processo, que foi lançada neste sábado (18) em São Carlos. O guia traz informações sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que entre outras coisas, permite a adoção entre os casais homossexuais. “Essa adoção é feita por uma das pessoas e o companheiro passa a fazer parte dessa família”, explica Antônio Carlos Berlini, presidente da Comissão de Direito da Adoção
No encontro realizado para a divulgação da cartilha, participaram famílias interessadas na adoção, o Conselho Tutelar, assistentes sociais, representantes da OAB e juízes. “A cartilha explica, de maneira mais acessível, como são os processos de adoção, o que tem que ser feito para consegui-la”, observa Cláudio Amaral, juiz da Vara da Infância e Juventude.

2 comentários:

  1. ola estou na fila de espera para adotar 2 crianças nao coloquei exigencia da criança para mim nao importa se for branca ou negra se tem 0 ou 5 anos o que importa para mim e que eu e meu esposo quer ser pais, porem nao consigo adotar, devido a fila de espera nossa lei ao envez de ajudar atrapalha muito tem muitas crianças e muitos pais querendo uma lei mas nossa lei, nao deixa porem tem que a casa onde a criança vive tem que entrar em contato com os pais nao o pais que vao ao lar para ver a crianças

    ResponderExcluir
  2. Creio que se toda a ¨EQUIPE TECNICA DO JUDICIARIO¨ desta comarca, Assistente Social, Psicologos fosse substituida esse prazo seria mais curto, os relatos que soube sobre a conduta destes profissionais não são nada convencional, muito pelo contrario, a impressão que se tem é que eles dificultam ao maximo a adoção, se esquivão constantemente do trabalho, vão na contra mão do lógico e quando confrontados alegam que estão agindo de acordo com o ECA...é triste, saber que inumeros casais desistiram de adotar nesta comarca por conta dos abusos que sofreram nas mãos destes servidores. Mas creio que um dia essa situação mudará. Assim esperamos.

    ResponderExcluir